Uma Eterna Colheita

domingo, 20 de novembro de 2011
Índice

Ficha Técnica
Download da Planilha
1. Introdução
2. Informações Gerais
   2.1. Etapas
   2.2. Experiência
3. Pedras de Alma
   3.1. Adquirindo Souls
   3.2. Entregando Pedras de Alma
4. Arquimonstros
5. Métodos para completar a Colheita

6. Utilizando a Planilha de Arquimonstros e Chefes
7. Considerações finais


Ficha Técnica


Início: Fale com Otomai*
Nível requerido: 40
Outros pré-requisitos: Possuir o feitiço Captura de Alma
Recompensas: Dofus Ocre e 261,489,240 XP

* Fale com Otomai na casa em (-55,15) e escolha Oferecer sua ajuda. Após isso, ele pedirá para você falar com sua assistente, encontrada no mesmo local.

Download da Planilha


Baixe a Planinha de Arquimonstros e Chefes de Calabouço aqui.


Essa planinha é um trabalho conjunto de Cupkei e Tankerdubem. Principalmente do Tankerdubem.
© Tankei
Atenção! O arquivo da planilha está hospedado no próprio servidor da Gameover. Queremos de todas as formas garantir a segurança e tranquilidade de quem confia em nosso site para baixar um arquivo. Por isso, para assegurar que tudo aqui é feito de forma legítima e não ilícita, recomendamos que após baixar o arquivo e ANTES de abri-lo, você utilize o serviço do Virus Total.

O Virus Total é um website muito útil, onde você carrega um arquivo de seu computador, e eles analisam se sua requisição contém algo suspeito, como vírus, worm, trojan, malware, etc. Na página inicial, clique em choose file > selecione o arquivo Arquimonstro.zip > clique em Scan It. Caso uma janela apareça, escolha Reanalyze. Uma página de análise será carregada, mostrando como diversos softwares Anti-vírus do mercado julgam nosso arquivo. Assim você pode ficar tranquilo!

Saiba como utilizar sua Planilha no item 6 deste tutorial.



1. Introdução

Uma Eterna Colheita é uma das missões mais trabalhosas de todo o Dofus, senão a mais trabalhosa. Se você tirar um tempo para ler os diálogos de Otomai, descobrirá que o propósito de todo o seu trabalho é levar cada uma das espécies presentes no Mundo dos 12 para o alquimista guardar, na forma de pedras de alma, como uma forma de conservar a essência de todas as criaturas vivas - pois este acredita que um dia, num mundo pós-apocaliptico, haverá a necessidade de usa-las.

É recomendado que você possua tempo, dinheiro e um grupo forte para adquirir cada uma das pedras de alma requeridas. Infelizmente, você dificilmente sera capaz de capturar cada um dos monstros, o que te custará dinheiro. E, mesmo que você esteja disposto a pagar, haverá vezes em que você não encontrará o monstro em questão para compra. Assim, dependendo da região, você precisará de um grupo forte para ser bem sucedido na captura.

Porém, entenda que é normal levar tempo, meses para chegar ao fim da missão. Comece cedo, aproveitando do que você ja dispôe, e evolua dentro do seu ritmo. E, caso você seja bem sucedido em sua tarefa, ganhará nada mais, nada menos, que um Dofus Ocre, o dofus de PA.

Uma Eterna Colheita é uma missão pré-Dofus 2.0 e por isso não inclui as famílias de monstros de expansões posteriores a esta atualização, como Frigost.

2. Informações Gerais

Estando ciente dos pré-requisitos, vistos na Ficha Técnica e Introdução, você está pronto para o trabalho duro. Sua missão, como já dito, é levar, na forma de Pedra de Alma, cada um dos monstros requeridos pela assistente do Otomai.

Para maior praticidade, durante este tutorial também irei me referir a Pedras de Alma cheias como soul.



Assim, sua busca consiste em:

2.1 Etapas

  • Etapa 01 a Etapa 16: Monstros tradicionais
  • Etapa 17 a Etapa 19: Chefes de Calaçouço
  • Etapa 20 a Etapa 34: Arquimonstros*
  • Etapa 35: Kralamor Gigante

Você pode conferir a listagem completa, bem como a localização de cada monstro, no Dofus Wiki - Inglês, ou uma versão incompleta no Dofus Wiki - Português.


Para avançar de etapa, é necessário entregar todas as Pedras de Alma com os monstros requeridos. Lembrando também que ao iniciar a missão e ao encerrar cada etapa, você recebe as pedras necessárias a captura dos monstros seguintes.

* ver conceito no item 4

2.2 Experiência

A experiência total ganha durante Uma Eterna Colheita é extremamente relevante e independe do seu nível, ou seja, um nível 50 ganhará a mesma quantia de experiência que um nível 150. Por isso, é muito interessante aproveitar a quest também como forma de upar.

Experiência Total: 261,489,240 XP


3. Pedras de Alma

Como explicado no item 2.1, ao iniciar a missão e ao encerrar cada etapa, você recebe as pedras necessárias a captura dos monstros seguintes.

3.1 Adquirindo Souls

  • Captura: Você deve possuir o feitiço Captura de Almas, adquirido ao fim do Calabouço Bulb (em 19,-22). Você deve equipar uma Pedra de Alma vazia com nível igual ou superior ao monstro de maior nível da mob. Antes de finalizar a luta, o feitiço deve ser conjurado.


  • Compra: Você pode comprar souls na Loja de Almas de Bonta (-32, -57) ou Brakmar (-27,38), evitando assim o trabalho de procurar pelos monstros.

3.2 Entregando as Pedras de Alma

É importante notar que ao entregar uma Pedra de Alma cheia, a assistente de Otomai irá retirar apenas o monstro requerido. Por exemplo:

Você está na Etapa 5, onde deve entregar um Wabbit Preto. Porém, em sua soul há um Wabbit Preto e um arquimonstro, Tiwana, o Sinal. Ao entregar a pedra, retira-se apenas o Wabbit, conservando o arquimonstro* para ser entregue posteriormente.

 Soul antes de entregar o Wabbit > Soul após entregar o Wabbit

* ver conceito no item 4

4. Arquimonstros

A grande dificuldade da missão está em conseguir todos os arquimonstros pedidos. Arquimonstros são versões raras e mais fortes de monstros tradicionais. Para identifica-los é fácil: seu nome é bem diferente do normal, e aparece em negrito na descrição da mob.

Exemplo de mob com Arquimonstro

Para maior praticidade, durante este tutorial também irei me referir a arquimonstros como nulls.


Algumas informações sobre arquimonstros:

  • Se um jogador mata um arquimonstro sem captura-lo, em pouco tempo ele irá renascer
  • Monstros tradicionais e arquimonstros nascem no jogo baseado num sistema de "filas". Assim, para um arquimonstro surgir, é necessário que este chegue ao início da fila, que é atualizada ao passo que jogadores matam monstros. Por isso, se você deseja capturar um arquimonstro, a melhor forma de fazer isso é matar mobs exaustivamente em sua área.
  • Talvez você tenha matado mil mosntros de uma região e ainda assim o arquimonsro não nasceu. Isso é porque, além de tudo, existe um tempo mínimo requerido para um arquimonstro nascer novamente, após ter sido derrotado e capturado.
  • Acredita-se que arquimonstros diferentes possuem tempo de renascimento diferentes, justificando assim a maior raridade entre uma criatura e outra.

  • Preços de arquimonstros podem variar drasticamente, em que um custa 10kk e o outro 10mk. O conhecimento de preços vem apenas com experiência de quem acompanha lojas, mercadores e tenta captura-los também.

5. Métodos para completar a Colheita

Ok, ao iniciar a missão, você pode optar por duas alternativas diferentes de completa-la:


1. Etapa por Etapa

A primeira forma é completar a missão etapa por etapa, ou seja, a cada lista de monstros pedidos, você vai atrás deles e entrega, partindo para a próxima etapa.

Eu, particularmente, não recomendo, porque torna a missão extremamente demorada, já que existem passos não tão avançados que já exigem criaturas raras, complicadas de conseguir. Assim, você empaca na Colheita, enquanto podia já estar adiantando outras etapas, deixando as capturas mais trabalhosas para o fim - quando você tem bem mais gás e ânimo para se esforçar (e gastar) para finalizar a missão.

2. Arquimonstros - Temos que Pegar

Pois bem, a segunda forma é o método que eu segui para completar a missão 2 vezes e já estar trabalhando em completa-la mais uma vez. Ela é baseada em focar na captura e/ou compra de Arquimonstros, a parte de fato complicada da Colheita.

Para isso, eu utilizo uma planinha, disponibilizado no item Download, no início do tutorial, onde organizo quais nulls já tenho, quando gastei com elas, entre outras informações. Assim, apenas quando já estou bem avançada com os arquimonstros começo a pensar nos monstros tradicionais e chefes de calabouço.

E este é outro ponto muito prático deste método: Muitos monstros tradicionais estarão nas pedras de alma que contém arquimonstros também, evitando que você gaste tempo ou dinheiro mais de uma vez com a mesma criatura. O aproveitamento de suas souls é bem melhor.

A escolha é de cada um, mas quem procura a forma mais rápida e prática de completar a quest, certamente escolherá o segundo método.

6. Utilizando a Planilha de Arquimonstros e Chefes

Utilizar a planinha que disponibilizei para download é muito fácil e intuitivo. Ainda assim, para alguns recursos funcionarem corretamente, é importante você estar ciente de algumas informações:

  1. Você marca qual soul possui na célula "Tem". Você deve utilizar especificamente o caracter/letra "x". Ao contrário, a soul em questão não será contabilizada no Total Chefes e Total Nulls.
  2. O preço das nulls deve ser marcado em kk. Caso você tenha capturado/ganhado ou qualquer coisa do tipo, pode deixar a célula em branco, ou preencher com o número 0.
  3.  A célula Qnt é preenchida com o número de souls que você possui de determinado monstro. Isso é extremamente prático para saber se você pode abrir ou trocar uma soul.
  4. O Total Chefes, Total Nulls e Total Gasto são calculados automaticamente.

    Exemplo de utilização da Planilha
    No zip disponibilizado há duas versões da planilha: monstros organizados por nome e monstros organizados por etapa. Utilize a que achar mais conveniente. A ordenação pode ser mudada a qualquer momento no programa, mas como considero que nem todos tenham conhecimento desse tipo de programa, já deixamos as duas versões prontas para uso. ^-^

    7. Considerações Finais

    Chegar ao fim da Eterna Colheita pode soar bem complicado, e é mesmo, não nego. Porém, sua recompensa também vem a altura! Não é esperado que um nível baixo - médio possua um Dofus Ocre, então não se preocupe se determinados nulls soam muito caros, ou alguns calabouços impossiveis de passar. A experiência vem com o tempo, bem como sua capacidade de avançar na missão. Faça tudo ao seu ritmo, mas não pare, nem desista, porque logo seu PA a mais estará lá! ^-^

    Muitas coisas ditas aqui são apenas opinões, então sinta-se livre para discordar e seguir a Colheita da forma que acha mais conveniente. De resto, espero que a planinha e este tutorial tenham sido úteis!

    Dúvidas podem ser tiradas aqui no blog, ou in game (Cupkei ou Tankerdubem).

    Obrigada por ler! ^-^

    18 comentários:

    1. Killer-Blood disse...:

      Esse "tutorial" ta muito bom, ajuda muito a pessoa a organizar a sua quest, bom trabalho :D, By: Killer-Blood

    1. R.McLeod disse...:

      Excelente, Obrigado pelas dicas =D

      by: Raphh

    1. Suny disse...:

      ficou mtu bom msm cuptank *---* vai ajudar d+

    1. Anônimo disse...:

      Parabéns belo post cup, começarei minha quest By : marcelo-sacrier (antigo mascote da gameover)

    1. Anônimo disse...:

      Tutorial Super, Obrigado pela ajuda Tank e Cup.
      By: Hialoplasma

    1. Maurício Henrique disse...:

      Tutorial muito bom , só queria que tira-sem uma duvida minha.
      Bom, estou baixando o arquivo que ta com a planilha dos mobs mas não to conseguindo abrir.Tem como me falar qual programa usa pra abrir?
      OBS: Tenho o WINRAR

      Sym-Bionic =)

    1. Anônimo disse...:

      O megaupload saiu do ar então pf re upem em outro site de downloads

    1. Viictor ' disse...:

      FBI fdddps Tiraram Megaupload do ar --'

    1. Anônimo disse...:

      nao tem como mudar a plantilha pra outro site? querendo fazer download mas megaupload nao existe mais

    1. Anônimo disse...:

      teria como upar o DL em outro site? queria a planilha..

    1. Anônimo disse...:

      coloca a planilha em outro site :X queria começar a missão logo, e ter acesso a planilha ajudaria bastante :)
      Obrigado!

    1. Anônimo disse...:

      affs mas como vo faz a quest lvl 62 e sem itens de battle so wis ow diz ai como enconntro vcs no game to interassadão pra perguntar umas coisas pra vcs nick no Spiritia (Mofir) e +lvl pod entra na guild em ??

    1. Anônimo disse...:

      kd a planilh porra ?

      By:gamegay

    1. Anônimo disse...:

      ta melhor que o wiki , parabéns

    1. Unknown disse...:

      Olá, sou do servidor Aermine e gostaria de parabenizá-los por esse trabalho.
      Como percebi, a data deste post ta bem antiguinha rsrs, queria saber se este passo a passo continua mais eficiente ou se vocês otimizaram este método, tendo em vista os novos recursos disponibilizados atualmente no dofus, como por exemplo o Bestiario.

      Agradeço mais uma vez pela colaboração de vocês.
      Att,
      Gabriel.




      Servidor: Aermine
      Nome: Luz-Neon | Luz-Neeon | Luz | Luz-neoon | Lennister | Chocottone | Kid-Mandi | Imprestin | etc...

    1. Anônimo disse...:

      A planilha naum esta baixando.... da falha quando clico

    1. Não consigo baixar a planilha

    1. Unknown disse...:

      não consigo baixar a planilha

    Postar um comentário

     
    Game Over - Tutoriais © 2011