1. Introdução
2. Criador - O que é
2.1. Requerimentos Gerais para se tornar um criador
3. Montarias - O que são
3.1. Dragossauros Selvagens
3.2. Adquirindo uma Montaria
4. Cruzamento
4.1. Padoques
4.2. Atributos Gerais de uma Montaria
4.3. Itens de criação
4.4. Influência do sexo no Treinamento
4.5. Influêcia da Fadiga
4.6. Tipos de Treinamento
4.7. Upando e Usando uma Montaria
4.8. Enfim, cruzando
4.9. Gestação
5. Filhotes e Árvore Genealógica
5.1. Nascimento de filhotes
5.2. Como saber o que irá nascer
5.3. Arvore Genealógica
6. Montarias - Características
6.1. Gerações e raças
6.2. Características por Geração
6.3. Habilidades especiais
7. Considerações finais
1. Introdução
Esse tutorial irá, de forma bem abrangente, ensinar desde os conceitos básicos até os avançados de como se tornar um Criador de Montarias. Também é útil para quem quer saber mais sobre montarias, seus tipos, atributos e outras informações.
Sim, adianto que este tutorial será comprido. Sim, alguns conceitos bem óbvios serão tratados. Mas isso principalmente porque eu espero que mesmo alguém sem a mínima noçao de montarias e criação seja capaz de se tornar um criador após ler esse tutorial. Para praticidade geral, e para aqueles que, de repente, só querem tirar dúvidas de uma questão específica, utilize o Índice para melhor localização.
2. Criador - O que é
Um Criador é alguém que captura, cuida e aperfeiçoa geneticamente espécies de montaria. Um jogador que utiliza uma montaria não necessariamente é um criador. Embora originalmente Criador fosse previsto como uma nova profissão, a Ankama decidiu contra isso, fazendo desta uma opção disponível para todos. Sendo assim, o termo não é uma profissão, apenas uma definição.
2.1. Requerimentos Gerais para se tornar um Criador
- Você vai precisar de vários Emotes (Atitudes), mas apenas Irritar (Mad) e Bye (Acenar) são suficientes.
- Você pode treinar uma montaria desde o nível 1, mas não será capaz de montá-la (usa-la) até atingir o nível 60.
- Ter acesso a montarias, seja por captura ou compra.
3. Montarias - O que são
No jogo, uma montaria é considerada um Mascote, assim como pets, porém, com algumas vantagens, tais como:
- Incrementar múltiplos atributos ao mesmo tempo
- Carregar itens
- Não hã necessidade de alimentar, a não ser que lhe falte Energia
- Não possuir pontos de vida e, portanto, não morrem
- Locomover-se mais rápido pelos mapas
- Chance de possuir capacidades extras, tais como Camaleão ou De Carga
Entre outras.
Você também pode ver o uso do termo Dragossauro para se dirigir a montarias, porém este nome, comumente, nossos jogadores dão à montaria em seu estado selvagem.
3.1. Dragossauros Selvagens
Dragossauros Selvagens são monstros tradicionais, com o diferencial de que podem ser capturados e, posteriormente, cruzados, para assim adquirir uma montaria usável. Uma montaria selvagem não é nem nunca se tornará montável, servindo apenas ao processo de gerar montarias tradicionais, do tipo Mascote.
Há três tipos de Dragossauro Selvagem: Amêndoa, Gengibre e Dourado. O primeiro causa dano físico (neutro), enquanto os outros dois causam damo de fogo, sendo que o Dourado é ligeiramente mais forte que os outros tipos (e consideravelmente mais raro). A grande dificuldade da luta contra montarias selvagens é alcança-las: Com 30 PMs, elas são capazes de transitar e fugir por todo mapa.
Montarias Selvagens são encontradas em abundância por todo o Território dos Dragossauros Selvagens (Montanha Koalak) e na Planície dos Escarafolhas, especificamente no mapa (1,24).
3.2. Adquirindo uma Montaria
Há duas formas de adquirir uma montaria:
- Comprando
Montarias podem ser compradas na Loja de Animais de Estimação, de Bonta (-36,-56) ou Brakmar (-32,37). O comércio e/ou troca de uma montaria é feita apenas através de um Certificado de Montaria.
- Capturando um Dragossauro Selvagem
Complete o Calabouço de Koolich (-17,8), dungeon recomendada para um grupo de personagens 90+. Você deve levar consigo 50 [Folhas Kaliptus] e 50 [Flores Kaliptus] para, ao fim do calabouço, trocar pelo feitiço [Domesticação de Montaria]. Este feitiço funciona de forma similar a Captura de Alma, mas em vez de usar uma pedra de alma, você equipa no slot de arma uma [Rede Simples de Captura], comprada com Smakko, em (-17,0).
Para capturar uma Montaria Selvagem você não deve possuir uma montaria equipada. Estando na luta, antes de soltar o golpe final, você deve conjurar o feitiço [Domesticação de Montaria], de forma a entrar no estado Dominando. Note que o estado dura apenas um turno no nível um, aumentando a medida que você investe pontos na magia.
Embora a [Rede Simples de Captura] indique uma chance de 10% de captura, na prática é realmente um trabalho difícil. É importante notar também que a chance é aplicada a luta. ou seja, lutar contra um grupo de oito dragossauros não torna a captura mais efetiva. Também parece que não é possível capturar mais de uma montaria por combate, mesmo que na luta estejam vários jogadores e vários dragossauros.
4. Cruzamento
Para cruzar, além de acesso a um padoque, sua montaria precisará cumprir os seguintes requisitos:
- Amor em 7.500+
- Resistência em 7.500+
- Maturidade completa
- Nível 5+
4.1. Padoques
Adquirida uma montaria, você deve deposita-la em um Padoque, ou no celeiro de um Padoque. Padoques abrigam suas montarias quando você não a está usando, ou quando as mesmas estão treinando para incrementar e/ou manipular seus diferentes atributos. Há dois tipos de padoque:
Público: Localizados das cidades de Bonta ou Brakmar, tendo como zappi mais próximo o da Loja de Animais de Estimação. Qualquer jogador pode utiliza-los, respeitando o limite de 5 montarias por padoque. Em padoques públicos, você está sujeito ao uso dos itens de criaçao padrão do jogo. Existem 6 padoques públicos diferentes em cada uma das duas cidades, cada um correspondendo a uma das características da montaria.
Privado: São pertencentes a guildas e apenas o líder pode adquiri-los, bem como dar direito aos membros da guilda de usa-los. Padoques privados são encontrados nos mais diferentes tamanhos e regiões, podendo o jogador consultar os disponíveis para compra no Centro de Informação a Profissão, de Bonta (-33,-55) ou Brakmar (-27,34). Com um único padoque particular você pode subir todas as características da sua montaria, para isto, basta comprar itens de criação a sua escolha.
4.2. Atributos Gerais de uma Montaria
Você pode visualizar os atriutos de uma montaria que está no Padoque (selecionando-a) ou então da que você está utilizando (Pela barra de atalhos, ou digite "D").
Entenda as informações:
Energia: A montaria perde energia cada vez que você a monta. Não é possível usar uma montaria sem energia. Você pode recupera-la em um padoque (contendo Manjedouras) ou alimentando-a com carne, peixe, flor e folha Kaliptus.
Balanço: A barra de balanço é crucial para uma montaria treinada para cruzar. Isso porque é ela que determina se a montaria é capaz de aumentar seu Amor, Resistência e Maturidade, variando a montaria de Serena a Agressiva. No exemplo das imagens, a montaria Turquesa está agressiva (-1495 de balanço), apta a treinar Resistência e Maturidade.
- Balanço entre -10,000 e -1: É possível aumentar a Resistência da montaria.
- Balanço entre +1 e +10,000: É possível aumentar o Amor da montaria.
- Balanço entre -2,000 e +2,000: É possível aumentar a Maturidade da montaria.
Resistência: Para aumentar a resistência, sua montaria deve estar Agressiva (balanço entre -10,000 e -1).
Amor: Para aumentar o amor, sua montaria deve estar Serena (Balanço entre +1 e +10,000).
Maturidade: Para aumentar a maturidade, o balanço da montaria deve estar entre -2,000 e +2,000.
Fadiga: A fadiga da montaria aumenta cada vez que ela interage com um item de criação. Quando a fadiga está no máximo, a montaria deixa de treinar, e irá perder 10 pontos de fadiga por hora.
Além de conferir as características citadas, você também pode alterar o nome da montaria, a XP doada a ela, conferir sua Ávore Genealógica, capacidade, efeitos, castra-la ou libera-la.
4.3. Itens de criação
É através de Itens de Criação, feitos por marceneiros, que modificamos a maioria dos atributos de uma montaria: Balanço, Amor, Resistência, Maturidade e Energia. Para isso, existem seis tipos diferentes de item de criação:
Nome | Efeito | Requerimento |
Controlador | Aumenta a serenidade | Nenhum |
Esbofeteador | Aumenta agressividade | Nenhum |
Dragotraseiro | Aumenta o Amor | 0 < balanço ≤ 10 000 |
Lançador de Raios | Aumenta a Resistência | -10 000 ≤ balanço < 0 |
Bebedouro | Aumenta a Maturidade | -2 000 < balanço ≤ +2 000 |
Manjedoura | Aumenta a energia | Dragossauro montável |
Cada Item de Criação possui uma resistência diferente, indicando o quanto você poderá utiliza-lo, antes de se tornar apenas uma peça inútil. A resistência dele também determina o ganho fornecido pelo item, onde:
Para manjedouras:
Para os demais itens:
4.4. Influência do sexo no Treinamento
- A serenidade de uma montaria fêmea aumenta naturalmente quando a mesma está treinando.
- A agressividade de uma montaria macho aumenta naturalmente quando a mesma está treinando.
4.5. Influência da Fadiga
Quanto mais cansada sua montaria estiver, maior será o bônus aplicado a base de ganho do Item de Criação que está sendo usado, até o ponto em que a barra de Fadiga está cheia e sua montaria entra no estado Cansada, parando então de treinar.
Fadiga | Bônus | Exemplo* |
0-160 | 100% | 30 |
161-170 | 115% | 34.5 |
171-180 | 130% | 39 |
181-201 | 150% | 45 |
202-211 | 180% | 54 |
212-220 | 210% | 63 |
221-230 | 250% | 75 |
231-239 | 300% | 90 |
240 | 0 | 0 |
* Exemplo de item com bônus base de 30
A Fadiga da montaria decresce naturalmente no padoque ou celeiro. A cada hora, perde-se 10 de Fadiga, ou seja, uma montaria necessita de 24 horas para perder toda Fadiga.
4.6. Tipos de Treinamento
Passivo: A montaria é colocada no padoque para interagir livremente com os itens de criação. Em padoques particulares, para acelerar o treinamento, comumente criadores usam a seguinte disposição de itens:
A idéia é utilizar-se dos Itens de Criação, ou mesmo "paredes" do Padoque para prensar a montaria em apenas dois quadrados. Assim, haverá espaço livre para ela andar, mas apenas o necessário para transitar e se chocar mais rápido com os itens.
Ativo: O criador interage com a montaria através de Emotes (atitudes), que aproximam ou repelem uma montaria, de forma a conduzi-la até os Itens de Criação.
Emote | Efeito |
Acenar | Atrai 1 quadrado |
Aplaudir | Atrai 2 - 3 quadrados |
Beijo | Atrai 4 - 7 quadrados |
Irritar | Repele 1 quadrado |
Soltar gases | Repele 2 -3 quadrados |
Mostrar arma | Repele 4 - 7 quadrado |
4.7. Upando e usando uma montaria
Para usar (montar) uma montaria, sua Maturidade deve estar no máximo. Além disso, também deve possuir Energia. Para torna-la Fértil, a mesma deve atingir, no mínimo, o nível 5. A montaria ganha XP quando você a utiliza em lutas.
A XP ganha por uma montaria é calculada usando um coeficiente. Note que a diferença de nível entre o usuário e a montaria afeta consideravelmente a proporçao de XP ganha, pois é ela que determina o coeficiente. Se chamamos essa diferença de DIF, temos que:
Diferença de nível | Coeficiente |
Dif ≤ 10 | 0.1 |
11 ≤ Dif ≤ 20 | 0.08 |
21 ≤ Dif ≤ 30 | 0.06 |
31 ≤ Dif ≤ 40 | 0.04 |
41 ≤ Dif ≤ 50 | 0.03 |
51 ≤ Dif ≤ 60 | 0.02 |
61 ≤ Dif ≤ 70 | 0.015 |
Dif ≥ 71 | 0.01 |
A XP ganha pela montaria em uma luta é igual a proporção de XP ganha pelo usuário, ajustada em 20%, multiplicada pelo coeficiente. Não entendeu nada? Vamos explicar com um exemplo.
Exemplo:
Sou nível 100 e minha montaria nível 85. Nossa DIF é igual a 15, o que dá um coeficiente de 0.08. Estou doando 50% para minha montaria e ganhei, no total, 10 000 XP na luta. Ganharei 5 000 XP e minha montaria 560 XP, pois:
10 000 x (50% + 20%) x Coeficiente = 560 XP.
Note que mesmo que você estabeleça a doaçao da montaria para 0%, mesmo que ela seja nível 100, ela irá receber XP x 20% x Coeficiente. 20% é o mínimo doado, por isso o reajuste.
A doaçao de XP para uma montaria tem prioridade sobre a doação de XP para uma guild.
4.8. Enfim, cruzando
Cumprido os requerimentos citados (Amor em 7.500+, Resistência em 7.500+, maturidade completa, Nível 5+), você está pronto para cruzar sua montaria. Porém, há duas formas diferentes, dependendo do tipo de padoque ao qual você tem acesso:
- Público: Obrigatoriamente exige um segundo jogador, pois em um padoque público cada pessoa pode armazenar apenas uma montaria por vez. Um jogador entra com a montaria fêmea, outra com o macho. A sugestão geral é que você escolha um padoque vazio, em um horário tranquilo, para não correr o risco de terceiros atrapalharem o cruzamento.
- Privado: Você pode entrar tanto com a montaria fêmea, quanto o macho. Para cruzar com montarias de uma outra pessoa, a mesma também deve ser membro da sua guilda e possuir direito ao uso do padoque.
Em qualquer um dos casos, você pode usar Emotes para interagir com a sua montaria. A inteção é que ambas, macho e fêmea, ocupem o mesmo quadrado. Quando isso acontece, inevitavelmente as montarias irão cruzar. Uma musiquinha e efeitos sonoros bem característicos irão indicar o cruzamento. Então melhor não fazer isso perto dos seus pais. :P
Ao cruzar, ambas as montarias perdem 7.500 de amor e resistência e a fêmea entra no estado fértil. Caso sua montaria seja Selvagem, o macho irá fugir após o cruzamento; a fêmera irá fugir após os filhotes nascerem.
4.9. Gestação
O tempo de gestação da montaria varia de acordo com seu tipo. Confira a tabela para entender:
Geração | Montaria (raça) | Tempo |
1ª | Amêndoa, Gengibre, Dourada | 49 horas |
2ª | Amêndoa, Gengibre, Dourada listradas | 61 horas |
3ª | Índigo, Ébano | 73 horas |
4ª | Índigo, Ébano listradas com a 1ª e 3ª geração | 85 horas |
5ª | Carmesim, Orquídea | 97 horas |
6ª | Carmesim, Orquídea listradas com a 1ª, 3ª e 5ª geração | 109 horas |
7ª | Turquesa, Marfim | 121 horas |
8ª | Turquesa, Marfim listradas com a 1ª, 3ª, 5ª e 7ª geração | 133 horas |
9ª | Esmeralda, Ameixa | 145 horas |
10ª | Esmeralda, Ameixa listradas com a 1ª, 3ª, 5ª, 7ª e 9ª geração | 157 horas |
O tempo de gestação varia de acordo com a geração da montaria. Entenda mais sobre isso nos itens 6.1 e 6.2.
Você pode conferir há quanto tempo sua montaria está grávida em suas características, passando o cursos sobre a palavra fértil.
É importante notar que você pode treinar sua montaria e mesmo treiná-la enquanto a mesma está grávida, sem qualquer risco a gestação.
5. Filhotes e Árvore Genalógica
5.1. Nascimento de filhotes
Cumprido o período de gestação, sua montaria irá dar a luz. Para disso, você deve depositar sua montaria em um celeiro de um padoque.
Ela poderá gerar de 1 a 3 filhotes (ou 2 a 4, se possuir a capacidade reprodutora - ver item 6.3). Foi observada a seguinte probabilidade:
- Um filhote: 10/16 ou 62.5%
- Dois filhotes: 5/16 ou 31.25%
- Três filhotes: 1/16 ou 6.25%
[Fonte: Jeuxonline]
Outra observação é que os filhotes nascerão mesmo que o celeiro esteja cheio (100/100), então, não se preocupe. Porém, para continuar a treinar suas montarias, você deve ajusta-lo a capacidade normal.
5.2. Como saber o que irá nascer
Embora seja possível prever de que raça o filhote será, para a maioria dos casos de cruzamento, isso não acontece.
- Ser de qualquer uma das raças presentes na árvore dos pais, incluindo a raça dos pais, avós, bisavós e tataravós.
- Ser da raça híbrida formada pelo pai e pela mãe. (A não ser que ambos os pais já sejam híbridos, ou da mesma raça)
- Ser da raça gerada espotaneamente pelo tipo da mãe e do pai.*
* Esse conceito é um pouquinho mais confuso. Isso diz respeito a origem da primeira montaria de um determinado tipo. Você já deve ter se perguntado: Se existem selvagens de apenas 3 raças, como as outras são geradas? Como, por exemplo, a primeira montaria índigo foi gerada?
A resposta é que ela foi gerada do cruzamento entre uma Gengibre-amêndoa e uma Dourada-gengibre. Sim, do cruzamento dado como exemplo, onde não existia uma Índigo sequer na árvore dos pais, ainda assim poderia resultar em um filhote da raça. Essa é a origem "espontânea" de uma montaria Índigo e você, supostamente, não tem porque saber isso de cor. Há pouca utilidade em se aproveitar de cruzamentos espontâneos, a não ser realmente gerar novas raças em servidores novos.
Mas é importante você, de qualquer forma, saber disso, para não ficar suspreso caso nasça uma Carmesim de um cruzamento de uma Amêndoa-gengibre com uma Índigo-ébano. Para saber mais, confira a tabela e imagem do item 6.2.
Dito isso, podemos concluir que o único cruzamento de fato previsível é quando você cruza espécies iguais de árvores puras. Exemplo: Esmeralda x Esmeralda, ambas com pais, avós e bisavós esmeraldas.
5.3. Árvore Genealógica
É composta por 14 ancestrais da montaria. Sua maior utilidade é indicar que tipos (raças) de filhotes a montaria é capaz de gerar.
6. Montarias - Características
6.1. Gerações e raças
Atualmente, existem 10 gerações de montaria. Uma nova geração é delimitada quando, iniciando nos tipos primários (gengibre, amêndoa e dourada), novas raças são produzidas, a partir das gerações anteriores. Esse conceito foi citado e explicado com exemplo no item 5.2. Segue abaixo a forma inicial de obtê-las:
Cada nova linha indica uma geração. Note que nem todos os tipos estão listados, bem como a 10ª geração, pois são simplesmente as híbridas obtidas de cruzamento das raças entre si. Existem mais tipos nas seguintes gerações:
- 4a: Inclui Índigo/Ébano listradas com a 1a e 3ª geração
- 6a: Inclui Carmesim/Orquídea listradas com a 1a, 3a, 5ª geração
- 8a: Inclui Turquesa/marfim listradas com a 1a, 3a. 5a e 7ª geração geração
- 10a: Inclui Esmeralda/Ameixa listradas com a 1a, 3a, 5a, 7a e 9ª geração
Confira aqui uma lista de todas as montarias e seus respectivos bônus.
6.2. Características por Geração
Geração | Inventário (pods) | Inventário Final | Energia max | Maturidade max | Tempo de Gestação | Velocidade de Aprendizagem |
1ª | 100 + 5 / nível | 600 pods | 1 000 + 10 / nível | 1 000 | 48 h (2 dias) | 100% |
---|---|---|---|---|---|---|
2ª | 150 + 5 / nível | 650 pods | 1 100 + 15 / nível | 2 000 | 60 h (2,5 dias) | 80% |
3ª | 200 + 10 / nível | 1 200 pods | 1 200 + 20 / nível | 3 000 | 72 h (3 dias) | |
4ª | 250 + 10 / nível | 1 250 pods | 1 300 + 25 / nível | 4 000 | 84 h (3,5 dias) | |
5ª | 300 + 15 / nível | 1 800 pods | 1 400 + 30 / nível | 5 000 | 96 h (4 dias) | 60% |
6ª | 350 + 15 / nível | 1 850 pods | 1 500 + 35 / nível | 6 000 | 108 h (4,5 dias) | |
7ª | 400 + 20 / nível | 2 400 pods | 1 600 + 40 / nível | 7 000 | 120 h (5 dias) | |
8ª | 450 + 20 / nível | 2 450 pods | 1 700 + 45 / nível | 8 000 | 132 h (5,5 dias) | 40% |
9ª | 500 + 25 / nível | 3 000 pods | 1 800 + 50 / nível | 9 000 | 144 h (6 dias) | |
10ª | 550 + 25 / nível | 3 050 pods | 1 900 + 55 / nível | 10 000 | 156 h (6,5 dias) | 20% |
Atenção ! Essa regra não se aplica a montaria Dourada. Esse tipo possui 10,000 de maturidade e Velocidade de Aprendizagem em 20%.
6.3. Habilidades especiais
Habilidade | Efeito |
Precoce | Ganha 2x mais maturidade |
---|---|
Amorosa | Ganha 2x mais amor |
Robusta | Ganha 2x mais resistência |
Inteligente | Ganha 2x mais experiência |
Reprodutora | Tem de 2 a 4 filhotes. Machos podem possuir a característica, servindo apenas para passar para o filhote |
De Carga | Tem 2x mais pods |
Incansável | Tem 2x mais energia |
Predisposta Geneticamente | Tem maior influência genetica no cruzamento, para assim passar suas carecterísticas |
Camaleão* | A montaria assume a cor do usuário |
Estatísticas:
- 1/20 de chance de nascer com uma habilidade
- 1/10 de chance dos pais transmitirem a habilidade aos filhos
Uma montaria pode possuir até duas habilidades, porém habilidades iguais não são acumuladas. Exemplo: Montaria com a capacidade De Carga / De carga terá 2x mais pods e não 4x.
* Camaleão é a única habilidade que não é gerada espotâneamente, porém é transmitida de pai para filho. As primeiras montarias camaleões foram instauradas nos servidores através de eventos e brindes especiais. Confira aqui como acertar na cor da sua camaleão!
7. Considerações Finais
Bom, eu espero que este tutorial tenha sido útil. Qualquer dúvida pode ser tirada por comentários ou pelo contato do blog. Acho importante apenas ressaltar que alguns dados aqui colocados são observações minhas e/ou de outros criadores, que chegaram a muitas conclusões através da prática e experiência. Por isso, não faço disso uma verdade universal e estou aberta a correções, inclusive. De resto, espero que este seja um bom guia para os interessados a cuidar de montarias, pois é uma atividade com um retorno muito legal! ^-^ E também é sempre bom poder cortar um pouquinho o clima de lutas, né?
Po! X_X
Pra vcs q reclamam q n tem mta facilidade com o inglês e tal e n conseguem aproveitar o wikia gringo e o wiki pt é incompleto.. esse post da cup tem coisas similares, mas mta coisa a mais.. tá melhor q os dois XD
Mto bom *-* Parabéns mor!